A funcionalidade de fazer login no Google Chrome, é muito importante caso o usuário queira sincronizar seus dados do navegador em sua conta do Google. Caso o mesmo precise formatar o seu computador, ou desinstalar o Chrome, ele não precisará fazer um “backup” de favoritos ou extensões antes de realizar tais ações. A conta logada no navegador já sincroniza tudo isso, possibilitando ao usuário fazer login a qualquer momento posteriormente fazendo seus dados serem inseridos automaticamente navegador novamente.
Por padrão o Google Chrome apenas solicita que você entre com sua conta do Google e a sua senha. Contudo, o usuário pode colocar uma senha “extra” em seu navegador, a chamada “Senha Criptografada” ou ” Senha Personalizada”. Ao inserir esta senha, quando o usuário fizer login no Chrome novamente, além de digitar sua senha da conta do Google, o navegador vai pedir a senha criptografada.
Porém, sempre tem usuários que fazem senha criptografadas e depois não sabem a senha, ao longo desta postagem veremos como ultrapassar este problema.
Após digitar a senha criptografada é que você vai conseguir fazer login. Caso o usuário não saiba a senha criptografada, ele terá que acessar o
Painel de Sincronização do Google Chrome e parar a sincronização do Google Chrome na conta do Google, conforme a imagem abaixo. Basta clicar no botão “Parar e limpar”.
Ao parar a sincronização, a conta do Google será resetada e todos os dados que haviam sido sincronizados serão apagados, em compensação a senha criptografada será retirada também.
Caso você tenha seus favoritos no computador, e só não consigam mais fazer login, ao fazer isso, os favoritos e extensões não são retirados do navegador Google Chrome, então é só fazer login novamente com sua conta do Google normal, desta vez sem senha criptografada, e a conta voltará a sincronizar todos os dados novamente.
Agora caso, você não tenha um backup de seus dados em outro local, ao fazer este procedimento, a sua conta Google é resetada, e não há como recuperar os dados, a não ser que haja um backup dos dados, não é possível recuperar.