Alguns dos plugins mais populares que utilizam essa arquitetura seria o Java e o Silverlight. Ano passado o Google Chrome para Linux já havia abandonado o suporte aos plugins NPAPI, relembre em nosso blog:
– Plugin Java não funciona mais na versão 35 do Google Chrome no Linux!
O Google planejava descontinuar o suporte aos plugins NPAPI até o final de 2014, o que não aconteceu de fato, por algum motivo, a decisão foi adiada. Ao decorrer do tempo, o Google Chrome foi apenas dificultando o uso desses plugins, bloqueando-os por padrão, sendo necessário o usuário ter que através da interface de usuário ativar o plugin para que este fosse utilizado. Isso tudo como uma tentativa de forçar os desenvolvedores a migrarem o mais rápido possível. Acompanhe o link:
Em abril desse ano, a partir da versão 43, o Chrome, passará a desabilitar por padrão todos os plugins NPAPI na versão estável do navegador, e inclusive a remover da Chrome Web Store todas as extensões que fazem o uso de plugins que utilizam esta arquitetura.
Os usuários desenvolvedores, podem ainda reativar o uso de plugins NPAPI, ativando uma flag do navegador (recursos experimentais).
Saiba mais no link: NPAPI Deprecation
O motivo ao qual levou o Google a tomar esta decisão estaria ligado ao fato da queda cada vez maior na usabilidade de plugins NPAPI, problemas com segurança, e a impossibilidade dos mesmos funcionarem em plataformas móveis. Além disso, o Google está trabalhando na substituição do NPAPI para o PPAPI.
O “P” vem de “Pepper”, uma arquitetura que vem sendo trabalhada pelo Google, onde se diz mais segura, e tendo processos separados do navegador entre outras funcionalidades. Alguns exemplos de plugins que já usam arquitetura NPAPI são: Adobe Flash, Chrome PDF Viewer entre outros que já são plugins nativos do navegador.
Desde 1º setembro de 2015, foram removidos definitivamente o suporte à plugins NPAPI do Google Chrome, não sendo mais possível utilizá-los. O Google recomenda que os usuários que se sentirem afetados pela mudança, recorra aos desenvolvedores migrarem de arquitetura já que o NPAPI não oferece segurança e nem estabilidade ao navegador.
Discuta com outros usuários em nossa comunidade:
Chrome Brasil